16 outubro, 2009

Texto de Luiz Eduardo Caminha


Falar de Márcia Sanchez Luz é falar de modernidade, de contemporaneidade. Márcia é, com certeza, uma das mais frequentes escritoras na maior ferramenta de comunicação da atualidade, a internet – para nós, brasileiros – ou a WEB, para o resto do mundo.

Entretanto estar presente na internet pode não significar nada, como pode significar muito. Afinal, alguém já disse que a internet deixa passar o que há de pior e o que há de melhor qualidade do mundo. Bem, o espaço é livre e, enquanto livre, é lugar que todos podem freqüentar sem censuras.

E é aí que Márcia se diferencia. Márcia é o que de melhor qualidade a internet tem deixado acessar em termos de literatura. Sua poesia, seus sonetos, suas trovas, tudo em Márcia traz o selo da qualidade. Não é para menos que esteja presente em tantos sítios (ou sites para os poliglotas), além dos seus. E olha que ela tem sido publicada por gente de indiscutível qualidade. Não é por menos ainda que seus sites, de tão atraentes e de tanta qualidade têm sido agraciados com diversos prêmios.

Talvez porque Márcia escreva com a alma. Sua pena é dotada de sentimento. Pena viva, que respira, não como respiram os seres humanos, mas inspira, vagarosamente, para sentir o tocar suave da inspiração e expira para expelir, suavemente, em versos o que lhe ditam as emoções. E Márcia se faz... simplesmente poeta. Poetisa, melhor dizendo!

Márcia é isto e mais um pouco, mas deixemos que vocês possam senti-la em sua entrevista e em seus textos neste espaço.


Luiz Eduardo Caminha

3 comentários:

  1. Considero Márcia Sanchez Luz, caro Luiz Eduardo, com ou sem a WEB, um dos fortes nomes da poesia brasileira contemporânea. Basta ler e comprovar!

    ResponderExcluir
  2. Márcia, já o sabia eu, é o que dizes, Caminha.
    E mais o que sequer conseguimos dizer.
    É que as palavras, nem apenas nos faltam, falham, insuficientes para as emoções tantas que nos chegam dela.

    ResponderExcluir
  3. Permita-me somar às tuas palavras. Márcia mantém viva não só a chama da poética, mas o esmero no trato com as palavras e suas trajetórias. Honra a literatura brasileira e nos enleva, aos seus leitores e amigos. Excelente.

    ResponderExcluir